Alunos da Escola Anhanguera visitaram a área da “Reserva Ambiental” em Itajá

0

No último dia 17 de setembro alunos da Escola Municipal Anhanguera nos períodos matutino e vespertino visitaram a área de “Reserva Ambiental do município com 18 hectares adquiridos com recursos do tesouro municipal, pela administração 2017/2020. Na oportunidade estiveram presentes representantes da secretaria do Meio Ambiente do município Wanderson e Talles Veras, a diretora da Escola Keyla Assis, a coordenadora da Superintendência da Educação Jeffe Machado, professores da Escola e Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal Batuira Martins, que registrou diversos momentos durante a visita dos alunos. Vejam as fotos:
ADM. 2017/2020 “Construindo um novo tempo”.

Vejam abaixo um texto dos amigos Wagner de Cerqueira e Francisco sobre a Educação Ambiental nas Escolas.

A Educação Ambiental é um processo que visa “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam”.

Conforme o Art. 10 da Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

É uma vertente da educação voltada para a conscientização ambiental, proporcionando um processo de alfabetização ecológica. A Educação Ambiental pode ser abordada de diferentes formas na sala de aula. O professor deve utilizar metodologias criativas para obter a atenção e participação de todos os alunos, promovendo a conscientização ambiental. Atividades práticas devem ser desenvolvidas, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e prática. Um bom exemplo são as aulas de Educação Ambiental em zoológicos, parques, praças e até no próprio pátio da escola, onde as explicações, juntamente com o contato com os recursos naturais, são de extrema importância no processo de conscientização ambiental.

A coleta seletiva do lixo, a redução no desperdício de água, entre outras atitudes que contribuem com o meio ambiente, são ações que devem ser solicitadas, tanto no colégio como nas residências dos alunos, proporcionando que eles sejam agentes participativos do processo de ensino aprendizagem e, principalmente, visualizando o resultado e havendo uma mudança comportamental. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola.

 

 

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade